Pergunte a Doutora

Hoje eu vou falar sobre os cuidados essenciais que devemos ter quando vamos a manicure. Para quem não sabe o simples fato de deixarmos nossas unhas mais bonitas pode trazer riscos a nossa saúde .
 
 
Podemos adquirir infecções causadas por fungos, bactérias ou até mesmo vírus. Isto ocorre devido a pequenos traumatismos que podem acontecer durante o corte das unhas e/ou a retirada da cutícula. Para evitarmos a transmissão destas doenças , devemos nos certificar primeiramente de que o material como tesouras e alicates foi processado em autoclave e não em estufa. Apenas a autoclave consegue destruir de forma eficaz todos os micro organismos que podem causar doenças nas nossas unhas.
 
 
Os demais materiais como lixas, palitos e  esmaltes não devem ser compartilhados pois podem participar da disseminação de infecção também. Mas de que forma pode ocorrer a infecção através dos esmaltes? Bom, quando o pincel do esmalte tem contato com uma unha parasitada por fungos, o fungo se aloja na superfície do  pincel e quando retornamos o pincel ao frasco ,o fungo se dissemina neste local e   permanece viável  podendo ser transmitido para a próxima pessoa que usar esse esmalte. Sendo assim , o ideal é que cada um traga  o seu  esmalte e o profissional utilize luvas descartáveis durante todo o processo . Caso a pessoa já tenha uma unha doente ela deve tratar este problema o mais rápido possível com o médico dermatologista e evitar o contato de qualquer material com esta unha alterada, para não causar doença em  uma unha normal.  
 
 
 
Quanto aos utensílios  com água  ( ex; bacias ) , estes só devem ser usados se houver  um saco protetor que deve ser  trocado  a cada cliente. Prestem atenção pois não adianta trocar somente a água. Uma outra opção mais higiênica é borrifarmos agua diretamente nas unhas .Além disso, sempre que possível devemos evitar retirar a cutícula pois ela tem  a função de proteger as unhas de traumas e infecções.
 
 
 
Até a próxima
 
Cristiana Silveira

 
Dra. Cristiana Silveira CRM 14456 é Médica dermatologista com Título de especialista em Dermatologia pela AMB, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Mestre em Dermatologia pela USP.
 



Desde que abri a Miss, percebi que muuuitas meninas tem dúvidas com relação a saúde das Unhas e, já faz um tempão que queria ter um espacinho para falarmos só disso, agora este sonho será realizado graças a nossa linda Dra Cristiana Silveira, que se propôs a nos ajudar. Esperamos que gostem e aproveitem bastante o conteudo. Mas não deixem de comentar, hein?
Bjs em todas
 
 
Hoje eu vou falar sobre as dúvidas mais comuns em relação ao problema de Alergia a Esmaltes.
 
-Quais as principais substâncias que podem causar alergias?
As substâncias contidas nos esmaltes que mais causam alergia são o formaldeído (formol), o tolueno e o DBT (dibutilftalato) . Os esmaltes livres destas substâncias são conhecidos como esmaltes 3 –free.
 
-Eu sou alérgica a esmaltes então posso usar os esmaltes 3-free sem problemas?
Na verdade não , nenhum esmalte inclundo os hipoalergênicos são totalmente seguros . Os esmaltes que são considerados hipoalergênicos não possuem as principais substâncias que causam alergia porém ninguém está livre de desenvolver alergia a outra substância contidas no esmalte.
 
-De que forma a alergia ao esmalte se manifesta?

O paciente pode apresentar descamação , coceira e vermelhidão nas pálpebras ( mais comum a superior), na face e em alguns casos ao redor da unha. Como o incômodo maior ocorre no rosto, geralmente não desconfiamos
do esmalte e continuamos a usá-lo normalmente . A melhor forma de resolvermos em definitivo o problema da alergia é retirarmos a causa ou seja , parar de usar o esmalte . Atenção, não adianta apenas mudar de marca . Procure o seu dermatologista, ele pode identificar qual foi a substância causadora do problema através de alguns exames. A partir dai devemos evitar todos os produtos que contenham essa substância, seja ele esmalte ou não.

 
-Eu uso a mesma marca de esmaltes a vários anos e comecei a ter alergia a ele, isso é possível?
Sim, o nosso organismo desenvolve o processo de alergia a partir da exposição contínua a alguma substância. Neste caso, a alergia pode se desenvolver a qualquer momento mesmo a produtos que usamos diariamente.
 
- Eu tenho alergia a esmalte e costumo usar um creminho que faz com que o problema melhore por um tempo mas depois ele volta, o que pode ter acontecido?
Se a irritação ainda continua o agente que causou o problema continua lá. Pare de usar o esmalte e procure o seu dermatologista imediatamente Pode ser ainda o problema de alergia ao esmalte (se você não deixou de usar) ou pode ser alergia a algum outro produto.
Os esmaltes anti alérgicos são ruins e existem poucas cores disponíveis o que devo fazer?
- Atualmente essa realidade se modificou .Podemos encontrar esmaltes hipoalergênicos em diversas cores e de excelente qualidade.

Até a próxima
Cristiana Silveira
 
 
Dra. Cristiana Silveira CRM 14456 é Médica dermatologista com Título de especialista em Dermatologia pela AMB, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Mestre em Dermatologia pela USP.

5 comentários:

  1. A próxima matéria poderia ser sobre fungos nas unhas (da mão tb!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia Susu...vamos passar sua sugestão para Dra Cristiana e aguardar, ta?
      Obrigada lindona!!

      Bjs

      Excluir
  2. Uma outra proposta seria: Dermatologia e os Homens. O que mais acomete os mesmo dentro da DERMATOLOGIA? // Bjs sobrinha...Tio Paulo

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho dermatite de contato, a mais de dois anos não faço mais o uso de esmaltes, pois todos os sintomas aparecem, olho incha, coça o rosto e ainda fazem bolhas de água ao redor da unha. Tentei usar o colorama e o risque para alérgicas, mas não teve jeito. Gostaria de saber se algum dia eu posso voltar a não sentir essas irritações.

    ResponderExcluir
  4. Respondendo a sua pergunta (Anonimo 17:22). Se os sintomas voltam quando você usa novamente os esmaltes ( mesmo os antialergicos da Risque e Colorama) significa que você tem alergia a alguma substância presente neles .Neste caso a melhor opção é consultar um dermatologista que irá solicitar testes alérgicos com o objetivo de identificar a substância que causa essa irritacão. Quando a substância for identificada você deverá evitar qualquer esmalte que contenha este componente .A alergia só desaparece depois que retiramos a causa.Sim você poderá voltar a usar esmaltes desde que essas etapas sejam seguidas.
    Cristiana

    ResponderExcluir